
Com a saída do ar do sinal analógico da Globo neste domingo, dia 30, fica cada vez mais próximo o fim deste tipo de transmissão do país. Isso obriga que as antigas parabólicas sejam substituídas pelos modelos digitais, sob o risco da população de baixa renda ficar sem acesso à programação de TV aberta. Famílias de menor renda inscritas no CadÚnico, que ainda utilizam a parabólica tradicional, podem solicitar gratuitamente o novo equipamento.
O prazo para pedir a instalação gratuita termina em 30 de junho. O agendamento pode ser feito pelo site www.sigaantenado.com.br ou pelo telefone 0800 729 2404. O serviço é realizado pela Siga Antenado, entidade sem fins lucrativos criada por determinação da Anatel para apoiar a população durante essa mudança.
"O desligamento da parabólica tradicional já está acontecendo e, em breve, todas elas deixarão de funcionar. Quem ainda não trocou o equipamento precisa agir quanto antes para não perder o sinal. A nova parabólica digital traz mais qualidade, mais canais e é a única forma de garantir a continuidade da programação via satélite", destaca Leandro Guerra, presidente da EAF, responsável pela distribuição e instalação dos kits da Siga Antenado.
Benefícios
Além de garantir a continuidade do sinal, a parabólica digital oferece diversos benefícios. A nova tecnologia transmite a imagem com qualidade superior, em alta definição (Full HD), e o som fica mais nítido, sem interferências. A recepção do sinal também se torna mais estável, reduzindo falhas na transmissão. Outro avanço é a ampliação da grade de programação, que pode alcançar mais de 140 canais disponíveis, entre regionais e nacionais.
"A troca para a parabólica digital melhora a experiência do telespectador, ampliando a oferta de canais e trazendo um som e imagem mais nítidos. Estamos garantindo que as famílias de menor renda possam fazer essa adaptação sem custo", destaca o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
