[imagem7996]
A origem do aço e, consequentemente do agregado siderúrgico - coproduto gerado no processo produtivo - foram revelados para as alunas do projeto Agregando Arte - Ano II durante a realizada no Centro Industrial de Ipatinga da Usiminas, no sábado, 12 de abril. A atividade promovida pelo Instituto Usiminas foi proposta para ampliar o conhecimento das alunas sobre a matéria-prima utilizada no curso. A visita foi conduzida pela atriz Flora Manga, por meio do projeto Histórias do Aço, e contou com uma oficina de pintura que usa tintas sustentáveis produzidas com agregado siderúrgico.
[imagem7997]
Segundo Rosane Dias, diretora artística do Agregando Arte, a visita é extremamente importante para as alunas. "Por meio do programa Histórias do Aço, elas têm a oportunidade de conhecer de perto como acontece a produção do aço e a origem do agregado siderúrgico - nossa preciosa matéria-prima, utilizada no curso. Essa vivência é muito inspiradora, além de permitir que elas compreendam a importância da sustentabilidade e do reaproveitamento desse material tão potente, produzido em nossa cidade, e que, através da criatividade, pode se transformar em arte", afirmou.
O projeto, que tem patrocínio do Instituto Usiminas, reúne arte, sustentabilidade e economia criativa ao promover a capacitação técnica, posicionamento profissional, geração de trabalho e renda para mulheres da região. Utilizando o agregado siderúrgico como matéria-prima, as alunas aprendem a criar um artesanato sustentável, como peças decorativas, bijuterias e brindes corporativos.
[imagem7998]