Um forte temporal atingiu Timóteo na madrugada de domingo, 27, causando estragos em vários bairros. A Defesa Civil confirmou que o fenômeno foi uma tromba d?água, que transbordou o Ribeirão Ana Moura e afetou residências. A tempestade teve a duração de cerca de 1 hora, não sendo informado pela PMT qual a quantidade de água (milímetros).

Cerca de 100 pessoas, incluindo Defesa Civil, voluntários e secretarias municipais, trabalham nos locais afetados, desde as 3 horas da madrugada, quando foram acionados. Diversas empresas também enviaram pessoal e equipamentos para ajudar. Caminhões pipa fornecem água potável e não potável, enquanto equipes ajudam a limpar casas e ruas.

As áreas mais afetadas foram Ana Moura, Novo Tempo, Alvorada e Timotinho. Outros bairros, como Petrópolis e Córrego do Caçador, também registraram danos, com uma casa em risco de desabamento. Famílias foram realocadas, mas não houve feridos.

Orientações e doações

A Defesa Civil alerta para evitar áreas de risco. A Secretaria de Saúde reforça cuidados com água contaminada. Doações de cestas básicas e materiais de limpeza podem ser entregues na Secretaria de Educação. Documentos perdidos devem ser solicitados no CRAS mais próximo.