Uma cerimônia rápida, na sede do Lions Clube, no Horto, presidida pelo prefeito Gustavo Nunes, marcou a posse dos novos membros do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito de Ipatinga, nesta quarta-feira, 22. O órgão, que é consultivo e deliberativo, tem a função de auxiliar o secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e ao prefeito nas decisões relativas ao setor no município, entre eles, a aprovação ou veto no valor da tarifa do transporte coletivo.

Como bem lembrou o prefeito "o conselho busca a integração entre os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas no território do município, em benefício da sociedade como um todo". O Conselho de Ipatinga é composto por 14 membros titulares e 14 suplentes, sendo quatro representantes do poder público municipal, dois das instituições estaduais de trânsito, um da empresa concessionária de transporte coletivo e um do sindicato que representa o setor, além dos seis dos usuários, eleitos por meio das entidades organizadas.

Para o secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Reginaldo Soares, "atuação do Conselho, juntamente com a sociedade, serve para avaliar as questões relativas ao transporte coletivo, que sobretudo nestes dias vêm sendo amplamente discutidas". Ele lembrou ainda de outras funções do conselho como indicar investimentos com recursos do Fundo Municipal de Transporte e Trânsito e a implantação de dispositivos que possam contribuir para a segurança do setor.